CARTÕES E PAPEIS ACID-FREE

Long-Life - ISO 9706

Entende-se por papel "PERMANENTE" o papel que em condições normais de utilização e de acondicionamento não se altera significativamente quanto à sua aparência visual e à sua resistência interna durante pelo menos 100 anos.
De forma mais técnica e precisa, para ser classificado como "PAPEL PERMANENTE" o produto deve atender às normas internacionais de procedimentos de métodos de análises assim como a especificações mínimas. A norma europeia, aceite internacionalmente, ISO 9706 exige:
pH entre 7,5 e 10
Resistência à oxidação com número de kappa inferior a 5;
Reserva alcalina 20 gramas de carbonato de cálcio por kg de papel;
Resistência ao Rasgo: mínimo de 350 Mn em papéis com mais de 70grs.

PAPEL PERMANENTE CLA ALBUS

Para realização de capilhas, envelopes, pastas, como intercalar, e como suporte para fotografia.Branco.Disponível com 80grs, 120grs, 160grs, 180grs ou 240grs.Pacotes de 500 folhas nas dimensões 70x100cm.

PAPEL GLASSINE ARCHIVART

Papel GLASSINE acid-free, sem reserva alcalina, realizado a partir de polpa química seleccionada, para utilizações de Conservação. A transparência do papel é obtida sem utilização de sais, aditivos ou tratamentos químicos de superfície. Superfície suave ao tacto.
pH mínimo 6.8, gramagem 41grs.Disponível em folha nas dimensões 61x91cm, em pacotes de500 folhas.Disponível em rolo com 1.5 x 91mt.
Utilização: Para intercalar/separar documentos ou fotografias, como protecção transparente sob a forma de envelopes, capas, etc; como protecção obras de arte.

PAPEL MATA BORRÃO EXTRA FORTE

Papel mata borrão 100% algodão, 350grs/m2. Com reserva alcalina de carbonato de cálcio, pH 8.5. Espessura 650 microns. A sua grande capacidade de absorção torna-o ideal para a secagem de gravuras e documentos após lavagem, tratamento e restauro. Assegura o equilíbrio higrométrico como intercalar entre obras, evitando a sua deformação física. Disponível em pacotes de 50 folhas. Dimensão folhas: 80 x 120cm

PAPEL MATA BORRÃO 250grs

Papel mata borrão com 250grs, sem lenhinha, sem ácidos, com excelente poder de absorção. Espessura 400 microns.Ideal para intervenções de conservação e restauro, para secagem de documentos, para forrar prateleiras, para suporte durante operações de higienização, etc.As folhas podem ser usadas e reutilizadas várias vezes.Disponível em pacotes de 25 folhas ou em rolo.Dimensões folhas: 50cm x 65 cm. Dimensão rolo: 25x0,80cm

PAPEL ACID-FREE (Tissue)

Papel acid-free de 16grs, semi translúcido, com incontáveis formas de utilização em Arquivos, Bibliotecas e Museus. A sua superfície muito suave torna-o ideal para acondicionamento e protecção de documentos gráficos, têxteis, obras de arte, ou como papel intercalar para documentação, fotografia, etc. Disponível em folhas nas seguintes dimensões: 65x100cm ou 65x50cm. Disponível em rolo na seguinte dimensão: 1016mm x 76mt. Para embalagem e transporte de obras de arte disponibilizamos também um papel acid-free de 18grs ou 22 grs, mais económico, em rolo.

KRAFT Permanente 120grs, MANILLA 225grs, COVER 300grs

Realizados segundo o mais alto padrão de qualidade exigido por arquivistas e conservadores, a gama consiste em Archival Kraft (120grs), Manilla (225grs) e Cover (300grs), e está disponível em três cores, cinza, creme e castanho. Qualquer um dos cartões tem excelentes propriedades de corte e dobragem, sendo assim apropriados para a realização de vários tipos de acondicionamento – capas, capilhas, pastas, envelopes, bolsas, para interfoliação ou suporte. Características:
Pasta sem lenhina quimicamente refinada
Acid-free
pH 8.5
Reserva alcalina de 3% carbonato de cálcio
Disponível em três gramagens – 120Grs, 225 Grs e 300 Grs
Disponível em três cores – Cinza, Creme e Castanho

CARTÃO ACID-FREE

Concebido para a protecção de livros da deterioração provocada por manuseamento incorrecto, poluição atmosférica, poeiras, condições-ambiente, etc, este cartão é o ideal para a realização de acondicionamentos à medida sempre que as dimensões dos livros assim o exijam. Este cartão obedece às normas mais exigentes para acondicionamento, proporcionando um mini-ambiente ideal para livros, papéis, fotografias, gravuras, estampas, etc. De acordo com os padrões mais exigentes em termos de composição química, oferece simultaneamente excelente resistência e rigidez. Laminado - cinza, creme ou castanho de um lado e branco de outro. A cor exterior resiste a poeiras e abrasão, enquanto o interior suave branco foi pensado para minimizar a abrasão ao conteúdo e passou no PAT (Photographic Activity Test). Apropriado para a realização de caixas. Disponível em cinza/branco, castanho/branco, creme/branco. Características:
pH 7.5- 9.5
Reserva alcalina
Sem lenhina, sem ácidos
Adesivo pH 7.0 sem plastificantes
Passou no PAT (Photo Activity Test)
Disponível em três espessuras – 650µ, 1000µ, 1300µ