FILMES E MATERIAIS SINTÉTICOS

POLIÉSTER

 

O poliéster transparente e inerte conhecido com a designação comercial de Melinex® existe com diferentes espessuras que se medem em microns. É essêncialmente utilizado para encapsulamento, nomeadamente para a realização de bolsas para acondicionamento de documentos gráficos, manuscritos e fotografia, mas também pode ser usado como intercalar, como protecção, etc.

A sua estabilidade física e química permite que possa estar em contacto directo com as espécies que está a proteger, garantindo a sua visualização frente e verso, sem interferir com a sua estabilidade e conservação.

FITA DE POLIÉSTER

  • Fita de poliéster transparente de 100 microns, utilizada para manter os livros abertos em exposição. Prende-se com Velcro no verso. Disponível em rolos com 100mt com 6mm, 10mm ou 20mm de largura.  

    FILME POLIÉSTER SILICONIZADO 1 LADO

    Filme de poliéster de 12 microns, siliconizado de um lado, ideal como membrana transparente na utilização de prensa e na protecção de pintura. Disponível em rolo com 1.50 x 45cm.  

    FILME POLIÉSTER SILICONIZADO 2 LADOS

    Filme de poliéster siliconizado de ambos os lados, utilizado nos trabalhos de montagem com prensa a quente. Disponível em rolo com 1.27 x 25mt.

    TEXICRIL ARCHIBOND

    Papel termo fusível, com fibras longas, recoberto numa das faces com uma resina acrílica – o Texicril. Papel muito fino (8.5grs/m2), com boa resistência mecânica.

    APLICAÇÔES: Concebido para a dobragem de jornais e manuscritos. Utiliza-se em prensa quente com uma temperatura próxima dos 90º. Para aplicação em pequenas superficies aplica-se com espátula quente no verso do documentos, através de papel siliconizado ou de um tecido Teflon. Reversível com etanol mesmo após envelhecimento. Disponível em rolos com 0,90x25mt ou em pacotes de 10 folhas com 0.44x0.62cm.

    HOLLYTEX

    Não tecido fino, 100% poliéster, sem resina, sem encolagem e sem aditivos. Resiste bem aos ácidos, a agentes oxidantes e a solventes. Suporta temperaturas até aos 175ºC.

    Aplicações: muito resistente e muito estável dimensionalmente, mesmo em estado húmido, constitui um excelente suporte de lavagem a documentos gráficos. A fraca compatibilidade deste material sintética às colas permite a sua utilização como intermediário entre o documento e um mata borrão em operações de colagem. A sua textura fina permite também colocá-lo em contacto com o documento, sem risco de impressões na superfície, em operações de prensagem ou secagem.  

    COKON

    Cokon é um tecido não tecido à base de poliéster. Aplicações: É principalmente utilizado como suporte do documento durante as operações de restauro, e em operações de lavagem. Resistente mesmo húmido, permite manter o documento a restaurar no sítio enquanto é imerso, e de o poder recuperar sem alterações. Disponível com 35grs em rolo: 0,90x10mt

     

  •  

    REEMAY

    • Não tecido 100% poliéster, com utilização semelhante ao Hollytex. Apresenta essêncialmente uma superfície menos lisa que o Hollytex. Acid-free, está disponível em três espessuras diferentes.Inerte e resistente é muito utilizado em intervenções de conservação. Mantêm as suas características físicas quando húmido e é dimensionalmente estável durante operações de humidificação. Pode ser usado vezes sem conta mantendo as suas características.

      Disponível com 17grs – rolo: 1.22x25mt; 34grs – rolo: 1.50x25mt e 71grs – rolo: 1.04x25mt.

       

    TYVEK 1073D

    • Fibras de polietileno aglomeradas a quente e sob pressão. Quimicamente neutro. Leve e resistente. Aspecto nacarado muito liso, extremamente resistente, insensível à água e com boa resistência a solventes.

      Aplicações: Produto muito versátil – para protecção e embalagem, realização de envelopes, de charneiras, para preenchimento, para montagens. Excelente protector para prateleiras para isolar os livros do contacto directo com a madeira.

      Disponível com 75grs em pacotes de 25 folhas com 70x100cm.

     

    SYMPATEX

  • A humidificação é uma parte essêncial em operações de conservação e restauro de papel, de pergaminho e de fotografias. Um método fácil e pouco oneroso consiste em utilizar materiais permeáveis apenas ao vapor de água, como o Sympatex: este permite humidificar o objecto sem o rasgar. Sympatex é um produto compósito: uma membrana porosa com uma espessura de 15 microns em poliéster, laminado sobre um feltro fino e arejado. Aplicações: O documento é colocado numa sandwich entre 2 folhas de Sympatex do lado da membrana, sendo o lado feltro previamente humidificado por vaporisação. O conjunto é depois envolvido num plastico que impede a secagem do feltro exposto a ar livre. Este método permite obter uma humidificação lenta, muito homogénea e completa. Resolve também o problema da solubilidade das tintas, mesmo em casos de forte sensibilidade à água. Disponível em rolos de 1.50x10mt ou ao metro.

    FILME ALUMÍNIO

    Filme multicamadas composto por uma camada de polipropileno/alumínio no lado exterior, e de uma camada Corrosion intercept no lado interior. Excelente protector contra a corrosão. O filme Intercept/Alumínio é um material que reúne várias vantagens: é uma barreira estanque ao ar e uma protecção contra as variações de temperatura e da corrosão provocadas por uma utilização prolongada. Pode ser utilizado para realizar bolsas para fotografia, documentos, objectos em prata, metal, etc Disponível em rolos de 122cm x 10mt.  

    FILME CORROSÃO INTERCEPT

    Produto concebido para proteger os metais e outros materiais vulneráveis contra os gases corrosivos provenientes do ambiente. O filme é composto de partículas de cobre altamente reactivas. Estão em suspensão numa estrutura polimérica à base de polietileno. Muito estável, não contem cloruro de polivinil. Este complexo de cor bronze, torna-se cinza/preto à medida que as partículas reagem com os gases nocivos, tornando-se então necessário mudá-lo. A protecção contra a corrosão é de aproximadamente 10 anos para uma espessura de 0.025mm ou de 25 microns. Disponível em bolsas com as seguintes dimensões: 60x60mm, 105x150mm, 150x230mm, 200x250mm, 250x300mm, 510x600mm.

     

  • .

    BONDINA

  • Não tecido de poliéster quimicamente neutro. Cor branco natural. Ligações térmicas das fibras. Superfície agradável ao toque, liso e não abrasivo. Boa resistência aos solventes. Permeável ao ar e muito estável. Aplicações: Embalagem de protecção: têxteis, couros, metais, pintura e objectos. Conservação de livros. Disponível com 30grs ou 100grs em rolos com 1mtx10mt

  •